FIES

Seleção Fies 2023: Fique por dentro de todos os Detalhes!

A Seleção Fies 2023 é uma etapa importante para o estudante que deseja ingressar num curso numa instituição de ensino superior e realizar a tão sonhada matrícula na profissão desejada. Quer saber mais? Então continue nesse post porque vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre a Seleção Fies 2023.

Seleção Fies 2023

Confira também:

O Fies 2023

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa do Governo Federal para estudantes de baixa renda que querem ingressar numa faculdade, porém não possuem condições financeiras para arcar com os gastos. Assim, cada vezes mais pessoas podem entrar numa instituição de ensino superior pagando bem menos do que pagariam em uma mensalidade normal.

Desse modo, existem alguns requisitos para participar desse programa, visto que ele é destinado a um grupo específico da sociedade brasileira. Então, é necessário que o estudante tenha participado de alguma edição do ENEM a partir de 2010, e tenha tirado mais de 450 pontos na média geral, além de ter tirado mais de 400 pontos na redação. Também é necessário possui renda familiar per capita (por pessoa) de até 5 salários mínimos.

Além disso, o Fies possui 3 modalidades:

  • Modalidade I (Fies) – destinado a candidatos que possuem renda familiar per capita de até três salários mínimos;
  • Modalidade II (P-Fies) – destinado a candidatos que possuem renda familiar per capita de até cinco salários mínimos, e que são residentes nas regiões do Norte, Nordeste e Centro-Oeste;
  • Modalidade III (P-Fies) – destinado a candidatos que possuem renda familiar per capita de até cinco salários mínimos, e que residem em qualquer lugar do Brasil.

Vale ressaltar que o P-Fies e o Fies são parecidos em alguns aspectos, porém, se tratam de financiamentos diferentes. O Fies é um programa onde a renda máxima para participar é de três salários mínimos per capita (por pessoa) e o financiamento ocorre por meio de dois bancos: Caixa ou Banco do Brasil e, além disso, dependendo da situação do estudante, pode ser oferecido juros zero e o pagamento da mensalidade pode ocorrer após o término do curso.

Já o P-Fies possui um limite de renda salarial de até cinco salários mínimos per capita (por pessoa), e o banco é escolhido pelo estudante, ou seja, o Ministério da Educação não se envolve nessa parte, além dos juros serem variáveis, pois depende da insituição financeira.

Como ocorre a seleção Fies 2023?

A Seleção Fies 2023 ocorre da seguinte forma:

  • Passo 1: O estudante realiza a pré-inscrição através do portal e insere as informações pessoais que forem pedidas. Nesse momento, após a pré-inscrição, ocorrerá a pré-seleção Fies 2023. A pré-seleção consiste no momento de análise, por parte das entidades responsáveis pelo Fies, momento este onde os candidatos serão selecionados e será divulgado no site do Fies;
  • Passo 2: Após o candidato confirmar sua aprovação na pré-seleção, ele deve entrar no site do Fies e realizar a inscrição, acrescentando as informações que forem necessárias e escolhendo os dois cursos que deseja concorrer vaga;
  • Passo 3: Durante o período das inscrições, o candidato deve acompanhar sua situação, de acordo com a nota de corte. A nota de corte é um tipo de marcador, para mostrar qual é a nota mínima, de acordo com a nota dos candidatos que estão concorrendo para aquela vaga, para entrar naquele curso, modalidade, e instituição;
  • Passo 4: Após o término das inscrições, o candidato deve verificar se foi aprovado. A classificação ocorrerá de forma decrescente, ou seja, os candidatos que obtiveram maior nota no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) conquistarão os primeiros lugares das vagas.

Ainda, caso o estudante tenha participado de mais de uma edição do Enem desde 2010, a nota considerada será a maior. Vale ressaltar que os critérios para desempate, em caso de notas iguais, começa pela nota do candidato na redação, e assim por diante, passando por todos os temas (linguagens, matemática e etc), caso seja necessário, até que haja o desempate.

Curtiu o post? Então aproveite e veja nossos outros posts sobre o Fies 2023. Até mais!

Taynara Martins

View Comments

Share
Published by
Taynara Martins

Recent Posts

Sisu 2023: Modalidades, Cotas Raciais e muito MAIS

O Sisu 2023 é uma ótima oportunidade para aqueles estudantes que desejam ingressar numa instituição de…

12 meses ago

Encceja 2023: O que é, Prova, Inscrição, Local, Resultado

O Encceja 2023 é uma ótima oportunidade para aqueles que não se formaram do ensino fundamental…

12 meses ago

Faetec 2023: O que é, Objetivo, Como Participar

O Faetec 2023 é uma oportunidade para aqueles que querem se especializar em uma área…

12 meses ago

Pronatec 2023: Catálogo, Cursos, Quem pode Participar, Inscrição

O Pronatec 2023 é uma ótima oportunidade para aqueles que buscam uma especialização para obter melhores…

12 meses ago

Enade 2023: Quem deve Fazer, Notas, Relatórios

O Enade 2023 é uma oportunidade para melhorar a nota do curso onde o aluno…

12 meses ago

Enem 2023: Prova, Como fazer Gratuitamente, Inscrição

O Enem 2023 é uma ótima oportunidade para os estudantes que estão buscando uma vaga…

12 meses ago