FIES

Pré-Inscrição Fies 2023: Tudo o que você precisa saber

A Pré-Inscrição Fies 2023 é a etapa inicial para a realização do sonho de um estudante brasileiro, visto que é a porta de entrada para conseguir uma aprovação numa instituição de ensino superior. Ficou interessado? Então continue conosco porque vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre a Pré-Inscrição Fies 2023.

Pré-Seleção Fies 2023

Confira também:

O Fies 2023

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa que auxilia os estudantes a entrarem numa faculdade privada, que seja bem avaliada pelo MEC (Ministério da Educação), a fim de garantir a qualidade do ensino e formar profissionais capacitados que possam contribuir, no futuro, com a sociedade e agreguem valor ao mercado de trabalho.

Além disso, atualmente existem duas modalidades do Fies: o Fies (a modalide I, para candidatos que possuem renda familiar de até três salários mínimos) e o P-Fies (modalidade II – para estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com renda familiar de até cinco salários mínimos – e a modalidade III – para estudantes de todo o Brasil, com renda familiar de até cinco salários mínimos).

Dessa forma, para participar da Pré-Inscrição Fies 2023, é necessário que o estudante cumpra algumas especificações do programa. A primeira delas é ter participado de alguma das edições do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010 e ter atingido nota igual ou superior a 450 pontos na média geral e ter tirado mais de 400 pontos na redação, bem como possuir uma renda familiar per capita (por pessoa) de até cinco salários mínimos. Assim, se o candidato cumpre esses pré-requisitos, pode participar da Pré-Inscrição Fies 2023.

Vantagens do Fies 2023

O Fies 2023 oferece muitas vantagens aos estudantes que desejam ingressar em um curso numa instituição de ensino superior. Assim, uma das primeiras vantagens é a qualidade de ensino. Desse modo, como foi dito anteriormente, somente são aceitas para participar do financiamento as faculdades que possuírem uma boa avaliação do MEC.

Também, para aqueles que participam da modalidade I, existem bancos que oferecem exclusividade para esse grupo, e o pagamento tem início após a conclusão do curso, respeitando o limite de renda da pessoa. Ainda, as tarifas e juros também são baixas, podendo ser até juros zero, dependendo da renda familiar do indivíduo.

O que é Pré-Inscrição Fies 2023?

A Pré-Inscrição Fies 2023 é um tipo de inscrição que o estudante deve fazer para que possa se candidatar ao Fies 2023. Assim, caso haja aprovação dessa pré-inscrição, o candidato estará classificado para a próxima fase do Fies 2022.

Desse modo, para realizar a pré-inscrição, é necessário que o candidato:

Passo 1: acesse o portal do Fies no momento em que o período de pré-inscrição estiver aberto, de acordo com o edital;

Passo 2: preencha as informações pessoais que forem pedidas, com atenção para não inserir nenhum dado incorreto.

Após a pré-inscrição, vem a pré-seleção, que é o momento onde o Fies irá analisar e divulgar as candidaturas que foram aceitas. A partir desse momento, o estudante já pode fazer a inscrição no portal, completando as informações que forem necessárias. Para isso, é só fazer login no site, escolher a vaga de interesse, escolher o financiamento e, caso seja necessário mais alguma informação, adicioná-la.

Por fim, os estudantes que atingiram notas maiores na média geral possuem maiores chances de serem pré-aprovados para a vaga, e, para isso, o candidato pode ter uma noção a partir da nota de corte. A nota de corte nada mais é do que a nota mínima para que o estudante possa ingressar naquele curso, modalide e turno. Ela é estimada a partir das notas dos alunos que estão concorrendo às vagas naquelas mesmas condições. Porém, ela é variável, ou seja, o valor é atualizado todos os dias durante o período das inscrições, então esse valor pode aumentar ou diminuir.

Gostou do post? Para saber mais detalhes sobre o Fies 2023, confira outros posts disponíveis no blog. Até mais!

Taynara Martins

Share
Published by
Taynara Martins

Recent Posts

Sisu 2023: Modalidades, Cotas Raciais e muito MAIS

O Sisu 2023 é uma ótima oportunidade para aqueles estudantes que desejam ingressar numa instituição de…

9 meses ago

Encceja 2023: O que é, Prova, Inscrição, Local, Resultado

O Encceja 2023 é uma ótima oportunidade para aqueles que não se formaram do ensino fundamental…

9 meses ago

Faetec 2023: O que é, Objetivo, Como Participar

O Faetec 2023 é uma oportunidade para aqueles que querem se especializar em uma área…

10 meses ago

Pronatec 2023: Catálogo, Cursos, Quem pode Participar, Inscrição

O Pronatec 2023 é uma ótima oportunidade para aqueles que buscam uma especialização para obter melhores…

10 meses ago

Enade 2023: Quem deve Fazer, Notas, Relatórios

O Enade 2023 é uma oportunidade para melhorar a nota do curso onde o aluno…

10 meses ago

Enem 2023: Prova, Como fazer Gratuitamente, Inscrição

O Enem 2023 é uma ótima oportunidade para os estudantes que estão buscando uma vaga…

10 meses ago