FIES

Novas Regras Fies 2023: Confira todos os Detalhes

As Novas Regras Fies 2023 são uma maneira de melhorar ainda mais o serviço oferecido através do Fies, e auxiliar mais os brasileiros. Ficou interessado e quer saber quais são? Então continue nesse post porque vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre as Novas Regras Fies 2023.

Novas Regras Fies 2023

Confira também:

O Fies 2023

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa do Governo Federal que tem o objetivo de ajudar estudantes a conseguir uma vaga numa instituição de ensino superior. Assim, para que a faculdade faça parte do financiamento, é necessário que ela seja privada e possua avaliação positiva no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Dessa forma, é uma garantia que o financiamento será feito para um ensino de qualidade, objetivando a formação de bons profissionais no futuro. Isso também beneficia o aluno, que terá um certificado de conclusão de curso sendo reconhecido em todo o território nacional.

Novas Regras Fies 2023

Estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), as Novas Regras Fies 2023 vieram para definir os critérios de participação com algumas pequenas mudanças. Antes de falar das mudanças, vale ressaltar que todo programa do Governo Federal tem suas próprias regras de participação, pois, por serem programas de apoio, a ideia principal é auxiliar aqueles que não tem condições de arcar com as despesas da faculdade. Dito isso, vamos às regras.

Portanto, a primeira delas são os professores de rede pública, que não precisam cumprir os pré-requisitos para fazer parte. Também, podem participar do Fies estudantes que possuem renda familiar até, no máximo, dois salários mínimos e meio, estudantes que não possuem curso superior, estudantes que concluíram os estudos antes de 2010 não precisam ter feito Enem – Exame Nacional do Ensino Médio -, mas precisam cumprir os outros pré-requisitos, estudantes que obtiveram média geral acima de 450 pontos, estudantes que não possuem diploma de ensino superior e a prioridade será para aqueles estudantes do Norte, Nordeste e Centro-Oeste (exceto Distrito Federal).

Ainda, falando sobre prioridade, os cursos de engenharia, as carreiras de licenciatura e cursos da área da saúde também terão essa prioridade, e as faculdades que tiverem cursos com notas 4 e 5 terão que ofertar um maior número de vagas.

Inscrição Fies 2023

Para fazer a inscrição, antes é necessário fazer a pré-inscrição, que é o momento no qual o aluno irá se candidatar ao programa. Assim, para fazer a pré-inscrição é muito simples, basta o aluno seguir os seguintes passos:

  • Passo 1: Vá para o portal do Fies e clique para se inscrever;
  • Passo 2: Preencha seus dados e confirme.

Após o fechamento das inscrições, ocorre a pré-seleção. Se o candidato for selecionado, será a hora de se inscrever para os cursos nas faculdades desejadas e aguardar. O indivíduo pode acompanhar a sua colocação durante todo o período de inscrição através da nota de corte.

A nota de corte é apenas um valor referencial, ou seja, não quer dizer que o aluno não conseguirá a colocação desejada. Os valores se alteram conforme outros alunos se inscrevem para concorrer à mesma vaga. Então, por exemplo, suponhamos que um determinado curso, em uma determinada faculdade e modalidade está disponibilizando dez vagas.

Assim, durante o período de inscrição, os alunos vão se inscrevendo para estar concorrendo àquela vaga. Então, todos os dias, esse valor é atualizado, com base na nota da média geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Então, no segundo e próximos dias, os dez candidatos com maior nota irão ocupar essas dez vagas, e a nota do Enem do décimo colocado será a “nota de corte”.

Gostou de saber sobre as Novas Regras Fies 2023? Confira as nossas outras publicações no blog. Até o próximo post!

Taynara Martins

View Comments

Share
Published by
Taynara Martins

Recent Posts

Sisu 2023: Modalidades, Cotas Raciais e muito MAIS

O Sisu 2023 é uma ótima oportunidade para aqueles estudantes que desejam ingressar numa instituição de…

12 meses ago

Encceja 2023: O que é, Prova, Inscrição, Local, Resultado

O Encceja 2023 é uma ótima oportunidade para aqueles que não se formaram do ensino fundamental…

12 meses ago

Faetec 2023: O que é, Objetivo, Como Participar

O Faetec 2023 é uma oportunidade para aqueles que querem se especializar em uma área…

12 meses ago

Pronatec 2023: Catálogo, Cursos, Quem pode Participar, Inscrição

O Pronatec 2023 é uma ótima oportunidade para aqueles que buscam uma especialização para obter melhores…

12 meses ago

Enade 2023: Quem deve Fazer, Notas, Relatórios

O Enade 2023 é uma oportunidade para melhorar a nota do curso onde o aluno…

12 meses ago

Enem 2023: Prova, Como fazer Gratuitamente, Inscrição

O Enem 2023 é uma ótima oportunidade para os estudantes que estão buscando uma vaga…

12 meses ago