FIES

Fies Segundo Semestre 2023: Vantagens, Pré-Inscrição e MAIS

O Fies Segundo Semestre 2023 é uma ótima oportunidade para estudantes que não conseguiram conquistar uma vaga numa instituição de ensino superior no primeiro semestre. Quer saber mais? Então continue no post porque vamos te contar todos os detalhes sobre o Fies Segundo Semestre 2023.

Fies Segundo Semestre 2023

Confira também:

O Fies 2023

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa do Ministério da Educação (MEC) cujo objetivo é ajudar os estudantes a ingressarem numa instituição de ensino superior privada, com um bom reconhecimento no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), garantindo assim uma boa qualidade de ensino ao aluno que irá fazer parte daquele curso e naquela faculdade.

Qual é a diferença do Primeiro Semestre para o Fies Segundo Semestre 2023?

A diferença entre o Fies Primeiro Semestre 2023 e o Fies Segundo Semestre 2023 é basicamente nenhuma. Contudo, um ocorrerá nos primeiros meses daquele respectivo ano, enquanto o outro ocorre, mais ou menos, em julho ou agosto, de acordo com o cronograma do Fies.

Além disso, para poder participar do Fies Segundo Semestre 2023, assim como no primeiro semestre, é necessário que o candidato cumpra alguns pré-requisitos básicos. São eles: possuir uma renda de até três salários mínimos per capita no caso do Fies (Modalidade I) e até cinco salários mínimos per capita no caso do P-Fies (Modalidade II e III). Ainda, é necessário que o estudante tenha feito alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e tenha tirado mais de 450 pontos na média geral e acima de 400 pontos na redação.

Dessa forma, os candidatos que tirarem maiores notas no Enem têm maiores chances de serem convocados. Isso ocorre porque a nota de corte é uma medida das notas do Enem dos candidatos e as vagas disponíveis para aquele curso. Assim, ela será uma referência para o candidato saber se ele passaria naquele curso ou não. Vale ressaltar que, durante o período de inscrições, os valores são variáveis, ou seja, até o término, podem aumentar ou diminuir. Por isso, o estudante não precisa desanimar!

Vantagens Fies 2023

O Fies é um programa bem aclamado pela sociedade brasileira, oferecendo vantagens e benefícios. São eles: ampliação do acesso ao ensino superior, maior transparência para alunos e a sociedade e, por fim, melhoria na governança e sustentabilidade do Fies. Além de todas essas vantagens, ainda podem ser oferecidos juros zero e uma escala de financiamento de acordo com a renda familiar per capita que o candidato possui. Também, o tempo de pagamento é grande, e isso possibilita maior comodidade e facilidade na hora do pagamento.

Pré-Inscrição Fies 2023

A pré-inscrição Fies 2023 é o primeiro passo para tentar participar do Fies. Assim, para realizar a pré-inscrição, é necessário:

Passo 1: entrar no portal do Fies quando a opção de pré-inscrição já estiver disponível, na data programada no edital;

Passo 2: preencher os dados que forem solicitados, e tomar cuidado para que nenhuma informação esteja incorreta.

Desse modo, ocorrerá a pré-seleção, onde os candidatos serão selecionados para se inscrever em cursos financiados ou parcialmente financiados pelo programa. Mesmo que o candidato passe na pré-seleção, não significa que ele possui uma vaga garantida na faculdade. Para isso, o aluno precisa se inscrever para concorrer à vaga naquele curso e instituição.

Então, para se inscrever basta voltar ao portal do Fies, fazer login, se candidatar ao que tem interesse e, caso necessário, preencher informações adicionais que forem solicitadas.

Ainda, para conferir o resultado, basta o estudante entrar no site do Fies Seleção Aluno, fazer login e acompanhar a candidatura e ver a lista de aprovados para constatar se foi chamado ou não. Caso não seja, não precisa ficar triste, 2024 abrem novas vagas para o Fies! O importante é não desistir dos seus sonhos!

Curtiu o post? Confira nossas outras publicações sobre o Fies. Até mais!

Taynara Martins

View Comments

Share
Published by
Taynara Martins

Recent Posts

Sisu 2023: Modalidades, Cotas Raciais e muito MAIS

O Sisu 2023 é uma ótima oportunidade para aqueles estudantes que desejam ingressar numa instituição de…

9 meses ago

Encceja 2023: O que é, Prova, Inscrição, Local, Resultado

O Encceja 2023 é uma ótima oportunidade para aqueles que não se formaram do ensino fundamental…

9 meses ago

Faetec 2023: O que é, Objetivo, Como Participar

O Faetec 2023 é uma oportunidade para aqueles que querem se especializar em uma área…

10 meses ago

Pronatec 2023: Catálogo, Cursos, Quem pode Participar, Inscrição

O Pronatec 2023 é uma ótima oportunidade para aqueles que buscam uma especialização para obter melhores…

10 meses ago

Enade 2023: Quem deve Fazer, Notas, Relatórios

O Enade 2023 é uma oportunidade para melhorar a nota do curso onde o aluno…

10 meses ago

Enem 2023: Prova, Como fazer Gratuitamente, Inscrição

O Enem 2023 é uma ótima oportunidade para os estudantes que estão buscando uma vaga…

10 meses ago