FIES

Fies 2023: O que é, Pré-Requisitos, Modalidades, Inscrição

O Fies 2023 é uma ótima oportunidade para os estudantes que desejam realizar sua tão sonhada matrícula numa instituição de ensino superior. Quer saber mais? Então continue nesse post porque vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre o Fies 2023.

Fies 2023

Confira também:

O que é o Fies?

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa do Governo Federal no qual são oferecidas bolsas de até 100%, dependendo da situação do candidato e, para a faculdade fazer parte, é necessário que seja privada e possua avaliação positiva no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).

Portanto, a partir do programa, o aluno pode dar um passo mais perto da sua qualificação profissional e pode agregar valor no mercado de trabalho por ser um profissional competente, devido ao ensino de qualidade que recebeu através do Fies 2023.

Pré-requisitos Fies 2023

Para participar do Fies 2023, que tem ajudado muitos brasileiros ao longo do território brasileiro, é necessário que o candidato tenha feito alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) após 2010 e tenha atingido nota igual ou superior a 450 pontos na média geral e 400 pontos na redação. Também é necessário que o aluno possua renda até três salários mínimos para a Modalidade I do Fies e de três até cinco salários mínimos para a Modalidade II e III do P-Fies.

Modalidades Fies 2023

Falando sobre as modalidades do Fies 2023 é necessário levar em consideração alguns fatores. O primeiro deles é que o Fies possui três modalidades: I, II e III. Dessa forma, em relação a Modalidade I do Fies, ela só aceita alunos que possuam renda familiar mensal per capita (por pessoa) de até três salários mínimos; já em relação a Modalidade II do P-Fies, podem participar os estudantes que possuam renda familiar mensal per capita (por pessoa) de três até cinco salários mínimos e que sejam residentes nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.

Por fim, em relação à Modalidade III do P-Fies, podem fazer parte aqueles possuam renda familiar mensal per capita (por pessoa) de três até cinco salários mínimos e que sejam residentes em qualquer lugar do Brasil.

Ainda, o Fies é um financiamento por meio do Governo Federal, por um dos dois bancos disponíveis: Caixa ou Banco do Brasil, onde a taxa de juros é fixa, podendo ser até de juros zero. Já o P-Fies pode ser feito o financiamento por meio de uma agência bancária da preferência do estudante, onde as taxas são variáveis e o Ministério da Educação (MEC) não se envolve.

Inscrição Fies 2023

Para se inscrever para o Fies 2023, é importante que primeiro seja feita a pré-inscrição. A pré-inscrição ocorre antes da inscrição, e é a oportunidade do aluno se candidatar ao programa e ser selecionado. Dessa forma, para fazer sua pré-inscrição, o indivíduo pode seguir os seguintes passos:

  • Passo 1: Acesse o portal do Fies e aperte para se inscrever;
  • Passo 2: Adicione todos os dados pedidos no site e confirme-os.

Desse modo, após a pré-inscrição, é só aguardar a pré-seleção. Na pré-seleção, o candidato saberá se foi chamado através da divulgação no site, com a lista e nome dos aprovados. Portanto, caso seja aprovado, aí sim será feita a inscrição. Para isso, é importante que:

  • Passo 1: Volte ao portal do Fies e faça login;
  • Passo 2: Escolha os cursos que quer concorrer.

Assim, durante todo o período de inscrição, as vagas serão atualizadas diariamente, tendo como referência a nota de corte. Mas o que é a nota de corte? A nota de corte é baseada na nota dos candidatos que vão se candidatando para aquela vaga, naquela instituição e modalidade.

E aí, por fim, quando acabar o período de inscrição, a lista de aprovados do Fies 2023 sairá em ordem decrescente, conforme a nota dos estudantes do ENEM.

Gostou do post? Para saber mais sobre o Fies 2023, continue no blog e leia nossas outras publicações. Até o próximo post!

Taynara Martins

Share
Published by
Taynara Martins

Recent Posts

Sisu 2023: Modalidades, Cotas Raciais e muito MAIS

O Sisu 2023 é uma ótima oportunidade para aqueles estudantes que desejam ingressar numa instituição de…

12 meses ago

Encceja 2023: O que é, Prova, Inscrição, Local, Resultado

O Encceja 2023 é uma ótima oportunidade para aqueles que não se formaram do ensino fundamental…

12 meses ago

Faetec 2023: O que é, Objetivo, Como Participar

O Faetec 2023 é uma oportunidade para aqueles que querem se especializar em uma área…

12 meses ago

Pronatec 2023: Catálogo, Cursos, Quem pode Participar, Inscrição

O Pronatec 2023 é uma ótima oportunidade para aqueles que buscam uma especialização para obter melhores…

12 meses ago

Enade 2023: Quem deve Fazer, Notas, Relatórios

O Enade 2023 é uma oportunidade para melhorar a nota do curso onde o aluno…

12 meses ago

Enem 2023: Prova, Como fazer Gratuitamente, Inscrição

O Enem 2023 é uma ótima oportunidade para os estudantes que estão buscando uma vaga…

12 meses ago