FIES

Aditamento Fies 2023: Saiba como fazer seu Aditamento

O Aditamento Fies 2023 é um importante passo para o aluno permanecer no seu curso e se formar naquela instituição de ensino no qual está estudando. Quer saber mais? Então continue nesse post porque vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre o Aditamento Fies 2023.

Aditamento Fies 2023

Confira também:

O Fies 2023

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa que tem o objetivo de servir como uma ponte entre o aluno e a faculdade, ou seja, tem o objetivo de auxiliar o estudante a ingressar numa instituição de ensino superior privada, que possua uma avaliação positiva, realçando a qualidade de ensino financiado.

Também é importante ressaltar que o Fies possui muitas vantagens, podendo-se citar três como principais: ampliação do acesso ao ensino superior, maior transparência para os alunos, a sociedade e melhoria na governança e na sustentabilidade do Fies. Além dessas três, o banco responsável pelo financiamento pode cobrar juros zero ao candidato, bem como apresentar uma escala de financiamento, dependendo das condições do indivíduo. Ademais, o tempo do pagamento é bem extenso, o que facilita para o estudante e auxilia-o.

Como participar do Fies 2023?

Dessa forma, para fazer parte, é necessário que o aluno tenha feito alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e tenha atingido uma nota superior a 450 pontos, e mais de 400 pontos na redação. Além disso, é necessário que o estudante possua renda familiar per capita (por pessoa) de até três salários mínimos para o Fies (Modalidade I) e renda familiar per capita (por pessoa) de até cinco salários mínimos para o P-Fies (Modalidade II e III).

Ainda, falando sobre a nota do ENEM, ela será muito importante para que o candidato consiga uma vaga, pois o sistema de seleção ocorre com base nela, pois a lista de classificados ocorre em forma decrescente, ou seja, os candidatos com maiores notas têm maior probabilidade de serem chamados.

Aditamento Fies 2023

O Aditamento Fies 2023 é um processo de renovação do financiamento que ocorre a cada semestre, para que o aluno confirme seus dados pessoais e os relacionados à instituição e tudo esteja certo. É muito importante que seja feito, para que não corra o risco de perder a bolsa! Todos os estudantes que entraram num curso numa instituição de ensino superior pelo Fies precisam fazê-lo. Além de que, no caso de quem possui bolsa parcial, o Aditamento Fies 2023 só poderá ser efetuado se o aluno estiver com o pagamento em dia, sem nenhum atraso.

Ainda, geralmente o Aditamento Fies 2023 ocorre de forma simplificada. Porém, em casos de alguma mudança no contrato, como troca do fiador ou alguma transferência, ou outra situação, é necessário fazer o aditamento não simplificado. Nesse caso, o aluno, ao perceber que existe algo errado no aditamento, deve:

  • Passo 1: Rejeitar a solicitação no SISFies;
  • Passo 2: Entrar em contato com Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) e informá-los;
  • Passo 3: Quando receber o DRM (Documento de Regularidade de Matrícula), o estudante deve ir à agência bancária com o fiador, caso for a situação, e levar os documentos que serão necessários;
  • Passo 4: Por fim, é de extrema importância formalizar as alterações feitas.

Como fazer o Aditamento Fies 2023?

Para fazer o Aditamento Fies 2023 é muito simples, pois é um processo gratuito e feito de forma online, dentro do prazo previamente publicado. Antes, esse prazo geralmente ocorria de dezembro a março, mais ou menos. Porém, após a pandemia do COVID-19, houveram algumas mudanças nesse prazo, e agora ele é um pouco maior. Assim, para fazer o Aditamento Fies 2023, é necessário que o estudante:

  • Passo 1: Acesse o portal do SISFies;
  • Passo 2: Clique em “Aditamento de Contrato”;
  • Passo 3: Insira seu login;
  • Passo 4: Clique em “Entrar”;
  • Passo 5: Insira todos os dados solicitados pelo portal;
  • Passo 6: Confira os dados, para garantir que esteja tudo corretamente preenchido, e pronto!

Viu como é fácil fazer o Aditamento Fies 2023? Para ficar por dentro de todos os detalhes sobre o Fies 2023, dê uma olhada nas outras postagens do blog. Até mais!

 

Taynara Martins

View Comments

Share
Published by
Taynara Martins

Recent Posts

Sisu 2023: Modalidades, Cotas Raciais e muito MAIS

O Sisu 2023 é uma ótima oportunidade para aqueles estudantes que desejam ingressar numa instituição de…

12 meses ago

Encceja 2023: O que é, Prova, Inscrição, Local, Resultado

O Encceja 2023 é uma ótima oportunidade para aqueles que não se formaram do ensino fundamental…

12 meses ago

Faetec 2023: O que é, Objetivo, Como Participar

O Faetec 2023 é uma oportunidade para aqueles que querem se especializar em uma área…

12 meses ago

Pronatec 2023: Catálogo, Cursos, Quem pode Participar, Inscrição

O Pronatec 2023 é uma ótima oportunidade para aqueles que buscam uma especialização para obter melhores…

12 meses ago

Enade 2023: Quem deve Fazer, Notas, Relatórios

O Enade 2023 é uma oportunidade para melhorar a nota do curso onde o aluno…

12 meses ago

Enem 2023: Prova, Como fazer Gratuitamente, Inscrição

O Enem 2023 é uma ótima oportunidade para os estudantes que estão buscando uma vaga…

12 meses ago